quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Histórico do Bairro Martello

                      O bairro Martello originou – se com a chegada do Sr. Ernesto Martello, nascido em 12 de setembro de 1884, no município de Prata, Rio Grande do Sul. Era filho de Primo Martello e de Santa Antony Martello.
                        Em 1919, transferiu – se para o Distrito de Capinzal em Santa Catarina, onde contraiu núpcias com a Sra. Maria Fabiani, tendo com ela seis filhos; sendo eles: Zelinda, Ermínia, João, Antonio, Egídio, e Santa. Em 1933, enviuvou em Capinzal e em 1934 transferiu-se para Caçador.
                        Inicialmente, comprou alguns terrenos na Rua Santa Catarina, próximo ao posto de puericultura onde mais tarde construiu seis casas residenciais. Tendo nesta época destocado por própria conta um longo trecho, compreendido entre as ruas Campos Novos e Salgado Filho, conhecida posteriormente como a “Rua dos Tocos”  devido a grande quantidade de madeira que foi explorada, pelas emergentes serrarias.
Posteriormente, em conjunto com o Sr. João Mione; comprou o Morro das Três Cruzes e abriu a rua que hoje leva seu nome, tendo loteado aquele local.
                        Com o passar do tempo construiu uma escola e iniciou um pequeno núcleo no local denominado km 04, ou Colônia Martello. O Sr. Ernesto Martello, procurou sempre incentivar a vinda de novos moradores a esta cidade, visto que Caçador estava no seu mais forte desenvolvimento, a fim de vê-la sempre em estado progressista, procurou sempre auxiliar os que acercavam isto dentro de suas possibilidades.
                        Por volta de 1953, deslocou-se para o Estado do Paraná, na então cidade de Cruzeiro do Oeste, aonde veio a falecer em 19 de Maio de 1966.
O nome bairro Martello deveu-se ao Sr. Ernesto Martello onde adquiriu terras às primeiras chamadas de colônia Martello, anos mais tarde pelo decreto lei nº. 3/63 de 21/02/1963 tornou-se Bairro Martello. No ano de 1944 o Sr. Martello possuía grandes áreas de terras, resolveu vender uma parte para as seguintes famílias: Lara, Yung e Correia, estas incentivadas pelo Sr. Ernesto Martello, pois as áreas de terras eram imensas e proporcionava condições adequadas para a agricultura, no qual era o meio de sobrevivência da época, em terras bastante férteis.
                        Estes moradores plantavam para a subsistência, tais como uva, milho, feijão, trigo e abóbora para o sustento de das famílias existentes na época. Não havia ruas, apenas carreiros, visto que o mato era ainda abundante no local e com muita dificuldade tinham pouco acesso nas casas próximas, pois não havia luz e nem água, em algumas partes havia poços artesianos, mas a distancia era longa e o mato muito vasto.
                        O Sr. Ernesto Martello que ali se instalou, construiu a escola no antigo km 4, estrada para Lebon Régis denominando – se por escola isolada colônia Martello, próximo a escola também a expressão da religiosidade construiu uma capela. O Sr. Martello vendeu suas terras a outras famílias influentes que acreditavam no desenvolvimento de Caçador, esta família Jung; um dos compradores que transformara uma grande gleba de terras em potreiros onde mantinha um plantel de vacas leiteiras, o Sr. Jung abastecia grande parte da cidade com o leite de sua produção. Com surgimento de empresas de lacticínios como a Tirol, a população deixou de adquirir o leite que vinha da antiga colônia Martello.
Com o surgimento da indústria de calçados Sulca S/A Indústria Sula Brasileira de Calçados, o loteamento se completou, nascia então o loteamento Jung, inserido no Bairro Martello.
                        O crescimento do Bairro Martello aos poucos se expandia, e de uma forma em que a natureza se manifesta no ano de 1982 e 1983 houve as enchentes no Rio do Peixe e Rio Caçador, fazendo com que grande parte das residências ribeirinhas e proximidades ficassem desabrigadas.A prefeitura municipal construiu várias casas no Bairro Martello para a população desamparada, onde hoje conhecemos como loteamento Santa Terezinha, também foi construído uma escola com duas salas de aula, mas como a população foi crescendo com ela a necessidade de investir mais na educação construí-se a escola Esperança para o atendimento as escolas com idade escolar.
                        Como constantemente o bairro foi crescendo com ele a necessidade de mais uma escola e em meados de 1985 a 1988, criou-se a Escola Morada do Sol.
Muitas indústrias se instalam no bairro e o loteamento Jung foi se expandindo cada vez mais. A prefeitura municipal, em parceria com o Governo Federal construiu o CAIC – Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente, atualmente denominada Escola de Educação Básica Hilda Granemann de Souza.
                        A administração pública atendendo a reivindicação de grande parte da população fundou mais uma escola, denominada Maria Luiza Martins Barbosa no dia dezenove de dezembro do ano dois mil (19/12/2000). Devido ao deslocamento dos adolescentes para o centro da cidade para freqüentar o Ensino Médio, uma grande preocupação do poder público e do Governo Estadual, construíram a Escola Estadual Wanda Krieger Gomes, além de Educação a população obteve centros comunitários e campo de futebol para o lazer da comunidade em geral.      
                        A demonstração de fé da população, com a religiosidade era muito importante então o então Fundador e Idealizador Sr. Ernesto Milani construiu em vinte e três de fevereiro de mil novecentos e oitenta e quatro (23/02/1984) a primeira capela, tendo como santo protetor São Marcos.
                        Alguns outros estabelecimentos públicos e comerciais se fizeram necessários para atender a demanda do bairro, foram necessárias à construção de postos de saúde, centros comunitários e centros de atividades.
                        Foi criado pela  administração municipal, o CEM – CENTRO DE EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, para atender crianças, adolescentes e a comunidade em geral para atividades de contra turnos e um TELECENTRO de informática com apoio do Governo Federal para proporcionar a população atividades extras e a complementação do currículo escolar.


4 comentários:

  1. Parabéns ao Sr.Ernesto Martello, meu bisavô =)

    ResponderExcluir
  2. Homem forte e decidido,trabalhou como um martelo.

    ResponderExcluir
  3. Procuro imagens ...fotos da escola isolada colonia martello foi a escola que estudei em caçador

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber que exatamente foi construída a escola Esperança. Tenho uma de 1993 que aparece a escola com mais salas .Pois faz 31 anos que morro na rua José Ioos Júnior. Se me alguém souber .Obrigada.

    ResponderExcluir