Projeto/planejamentos


 
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Contação de histórias, artes visuais, fotografia, audiovisual.
PÚBLICO ALVO
Crianças, adolescentes, pais e avós da EMEB Maria Luíza Barbosa e comunidade em geral do Bairro Martello – CEM
DURAÇÃO: De maio a dezembro de 2010
DESCRIÇÃO
Através do diálogo entre diversas linguagens, como a contação de histórias, o teatro, as artes visuais, a fotografia, o audiovisual, pretende-se desenvolver um projeto no Centro de Cultura da Escola Maria Luiza Barbosa, envolvendo crianças e adolescentes, pais e avós e comunidade em geral, em parceria com diversos profissionais das áreas citadas. O foco será a capacitação dos alunos para contarem histórias, tanto dos clássicos da literatura, como histórias recolhidas do cotidiano da própria comunidade, através da narrativa oral dos participantes. Todo o processo será registrado através de um documentário, registros fotográficos, anotações, resultando na apresentação de um espetáculo final ao vivo, que envolverá contação de histórias (histórias escolhidas da literatura clássica, em contraponto com as histórias recolhidas na comunidade) e curtas-metragens. Toda a produção, orientada pelos profissionais envolvidos, será realizada pelos próprios alunos, com o intuito dos mesmos se apropriarem dos meios de produção de cultura. Todos os produtos artísticos serão levados ao público, com o intuito de divulgar o trabalho realizado, bem como promover a valorização do público alvo e da comunidade do Bairro Martello de maneira geral.
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
 Contação de histórias: Lucinei Xavier Paes (professora, contadora de histórias, atriz)
 Artes visuais e fotografia: Leonires Gonçalves e Silvia Riedi (professoras de artes visuais)
Audiovisual: Reno Caramori Filho e Caroline Marins (Criadores e gestores do Ponto de cultura Retratos)
OBJETIVO
A partir de uma proposta interdisciplinar, o projeto pretende promover a mobilização de cerca de 40 participantes, entre crianças e adolescentes, pais e avós, para que através de aulas diversas, ocorra a alfabetização dos mesmos dentro das diversas linguagens propostas, resultando em três produtos finais a serem apresentados ao público : espetáculo de contação de histórias, documentário sobre o bairro e curta-metragens, e uma exposição fotográfica.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Facilitar o acesso das crianças e adolescentes, pais, avós e na arte de contar histórias
Promover a desenvoltura dos participantes através de jogos teatrais, expressão vocal e corporal
Incentivar o gosto pela leitura
Conhecer as obras de literatura clássica infantil e seus autores
Envolver a comunidade escolar através do resgate e da valorização de histórias da narrativa oral de pais, avós e comunidade em geral do Bairro Martello.
Fazer um contraponto entre os autores clássicos e os autores de narrativa oral da própria comunidade local
Introduzir a linguagem do audiovisual, através da produção de um documentário e de curtas-metragens em diversos formatos produzidos pelos participantes através das histórias selecionadas
Educar o olhar, através da leitura de imagens e da fotografia
Valorizar a comunidade do Bairro Martello através de apresentações públicas do trabalho realizado
DESENVOLVIMENTO
1 - Elaboração de um cronograma de atividades com datas e horários,  com toda a equipe envolvida que contemple:
1.a – Aulas de expressão vocal, corporal e jogos teatrais, vídeos de contação de histórias
1.b – Aulas de leitura de imagem
1.c – Registros fotográficos de todo processo realizado
1.d – Registro de imagens de todo processo realizado
1.e – Aulas de leitura - literatura
1.f – Aulas da linguagem audiovisual: conceitos, história do cinema/TV, formatos, análise de vídeos, uso de equipamentos, planejamento, produção, sonorização, edição e difusão;
1.g – Convite aos alunos da EMEB Maria Luiza Barbosa, pais e comunidade em geral para assistir um espetáculo de contação de histórias e um curta-metragem
1.h – Apresentação de um espetáculo de contação de histórias para despertar o interesse dos alunos, pais, avós e comunidade do bairro para participarem do projeto
1.i – Apresentação do projeto para os alunos, pais, avós e comunidade do bairro e o convite para participação
1.j – Início das atividades: aulas (desenvoltura, leitura de imagem, literatura, audiovisual, fotografia)
1.k – Seleção de histórias
1.l – Construção do espetáculo
1.m – Seleção de elenco e equipes de produção
1.n – Produção de curta-metragens através das histórias selecionadas
1.0 – Edição do documentário
1.p – Edição da exposição fotográfica
1.q – Ensaios do espetáculo
1.r – Pesquisa e criação de figurinos, adereços e maquiagem
1.s – Pesquisa e criação de cenários
1.t – Pesquisa e criação de sonoplastia e efeitos sonoros
1.u – Divulgação das apresentações: espetáculo, documentário, exposição fotográfica
1.v – Apresentação pública de todos os produtos artísticos (espetáculo teatral e vídeo: experimentos audiovisuais – curta metragens, documentário do projeto Eu Conto, Tu Contas, Ele Conta, Exposição fotográfica)
1.x – Avaliação final



PLANEJAMENTO DA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
2011



Professora: LUCINEI XAVIER PAES

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA OFICINA:

Facilitar o acesso de crianças, adolescentes e adultos na arte de contar histórias, resgatando a narrativa oral da própria comunidade e conhecendo as histórias da literatura infanto-juvenil universal, para que a partir deste processo, se construa um espetáculo de Contação de Histórias para ser levado ao público.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA OFICINA:
  • Promover a desenvoltura dos participantes através de jogos teatrais, expressão vocal e corporal
  • Incentivar o gosto pela leitura
  • Conhecer as obras de literatura clássica infanto-juvenil e seus autores
  • Desenvolver a imaginação dos participantes
  • Envolver a comunidade escolar através do resgate e da valorização de histórias da narrativa oral de pais, avós e comunidade em geral do Bairro Martello
  • Promover a valorização da comunidade do bairro Martello

MÉTODO: O método de trabalho tem por guia as obras de Cléo Busatto, Augusto Boal, Viola Spolin, Eudósia Acuna Quinteiro, entre outros. As aulas acontecerão de forma expositiva, através de vídeos de contação de histórias, filmes sobre o assunto, laboratórios práticos de expressão corporal e vocal, jogos teatrais, entrevistas na comunidade com o intuito de resgatar histórias, leitura, debates, pesquisas em livros e na internet.





PARA QUEM?
(Turmas)
O QUÊ?
(Conteúdo)
POR QUÊ?
(Objetivo)
COMO?
(Estratégias)
AVALIAÇÃO
TODAS AS TURMAS
(Crianças, adolescentes e adultos)
RESGATE DE HISTÓRIAS E CAUSOS DA NARRATIVA ORAL
Preservação da memória, valorização das histórias reais e do imaginário da comunidade
Entrevistas com pais, avós e moradores de maneira geral do bairro
Transmissão destas histórias aos demais participantes através da “recontação”






LEITURA
Conhecimento da literatura infanto-juvenil
Leitura de livros
“Recontação” de histórias e discussão sobre as mesmas

EXPRESSÃO CORPORAL


Consciência corporal, alongamento,
desbloqueio, sensibilidade,
desinibição, o corpo e o espaço, ritmo.
Técnicas corporais de Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros.

Consciência do corpo, soltura, sensibilidade, desbloqueio, desinibição, uso do espaço, ritmo.

EXPRESSÃO VOCAL


Consciência vocal, articulação, dicção, aumento de volume de ar nos pulmões, respiração completa


Exercícios respiratórios baseados no yoga, aquecimento vocal, articulação.
Respiração completa, articulação correta das palavras, impostação da voz.

JOGOS DE INTEGRAÇÃO GRUPAL

Propiciar um ambiente de respeito, harmonia e aceitação mútua, criar o espírito de comunidade.
Dinâmicas de grupo e jogos de salão.

Boas relações entre os participantes. Valorização do trabalho em equipe

JOGOS TEATRAIS E IMPROVISAÇÃO

Envolvimento na atividade, desenvolvimento da concentração, atenção, compreensão de foco, espontaneidade, intuição e inventividade, experimentos com a contação de histórias para uma platéia (colegas).

Jogos dramáticos e exercícios individuais e coletivos do método de Viola Spolin e Augusto Boal, entre outros

Avaliação individual e grupal quanto à compreensão de foco, capacidade de envolvimento na atividade, concentração, atenção, desenvolvimento de cenas.

APRECIAÇÃO DA ARTE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Conhecer a arte dos contadores de histórias, obter  referências
Vídeos, espetáculos ao vivo quando possível
Capacidade de análise e discussão sobre o trabalho visto.

ESCOLHA DE HISTÓRIAS PARA O ESPETÁCULO
Através do conhecimento obtido na oficina, decidir quais histórias farão parte do espetáculo
Leitura e conheci mento das histórias, análise e escolha
Coerência na escolha de histórias consideradas interessantes para serem contadas no espetáculo

FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE ATUAÇÃO, SOM E EFEITOS, FIGURINOS, ADEREÇOS CENÁRIO. ENTRE OUTROS
Compreensão de toda a estrutura que envolve o espetáculo, seus elementos e funções.
Análise das aptidões e tendências naturais dos participantes e a distribuição de funções
Responsabilidade, disciplina, dedicação, concentração e esforço

PRODUÇÃO, MONTAGEM  E APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO ESPETÁCULO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Experiência no palco, enfrentamento do público, criação e uso das técnicas apreendidas na oficina.


Ensaios e apresentações públicas
Trabalho em equipe. Capacidade de enfrentar o público, criação e sustentação de personagens, uso do palco, concentração, expressão corporal e vocal. Responsabilidade e disciplina.



RESUMO DO PLANEJAMENTO DA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A oficina de contação de histórias atende quatro turmas de alunos dentro do projeto Eu Conto, Tu Contas, Ele conta. Uma das turmas é no horário da manhã, composta de crianças e adolescentes. As outras três turmas se encontram no período da tarde, sendo que uma é composta de adultos da comunidade e as outras duas de crianças e adolescentes. Estão sendo realizadas atividades de pesquisa na comunidade para o resgate das histórias de narrativa oral, aulas de leitura da literatura infanto-juvenil, expressão corporal, expressão vocal, integração grupal, apreciação de contação de histórias, discussão sobre as histórias a serem apresentadas no espetáculo que será levado ao público, entre outras atividades. A partir de um processo de desenvolvimento na arte de contar histórias, pretende-se montar um espetáculo de Contação de Histórias que será apresentado para toda a comunidade. Neste espetáculo, cada turma contará uma história. Segundo uma pesquisa feita na comunidade, foram escolhidas uma história da narrativa oral sobre a lenda do lobisomem, outra sobre as aventuras do Pedro Malasarte e as outras duas retiradas da literatura clássica universal. Alguns alunos farão a parte de atuação e outros comporão as equipes de som e efeitos e demais necessidades do espetáculo

BIBLIOGRAFIA:
SPOLIN, Viola. O Fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.
SPOLIN, Viola O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Ed. Perspectiva,2004.
QUINTEIRO, Eudósia Acuña. Estética da Voz. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para atores e não-atores. São Paulo. Ed.Civilização brasileira, 2004.
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PLANEJAMENTO DA OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

Professoras: Leonires e Silvia
Laboratório: Artes Visuais e Fotografia


OBJETIVOS GERAIS DA OFICINA:
Nem sempre “ver” significa enxergar. Precisamos ver além dos “objetos” que nos apresentam. O presente projeto tem como objetivo despertar o olhar do aluno na apreciação de imagens do cotidiano, provocando sensações e reações para que, possamos registrar através da plástica um “olhar” critico e fotográfico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA OFICINA:

  • Fazer a leitura e a interpretação da linguagem da imagem.
  • Oferecer um espaço de experimentação e criação artística.
  • Promover o desenvolvimento intuitivo do aluno.
  • Desenvolver a sensibilidade artística.
  • Aumentar a consciência de si, do outro e do meio.
  • Instigar o olhar cultural e através deste a produção.

METODOLOGIA
O laboratório de Artes Plásticas irá proporcionar ao aluno a prática de algumas técnicas da Arte, como por exemplo, a educação do olhar e a interpretação de obras de artes, bem como para imagens corriqueiras, o olhar dentro do foco da fotografia, a produção a partir deste olhar. Esta produção consiste em fotografar, pintar, interpretar, confeccionar utilizando materiais de multimídia e materiais plásticos. O material teórico será embasado a partir de obras de...

PARA QUEM?
(Alunos)
Crianças e Adolescentes


O QUÊ?
(Conteúdo)
Interpretação de imagens
Olhar fotográfico
Produção plástica


POR QUÊ?
(Objetivo)
Despertar o olhar do aluno na apreciação de imagens do cotidiano, provocando sensações e reações para que, possamos registrar através da plástica e da fotografia um “olhar” critico e fotográfico.


COMO?
(Estratégias)
1- Através de leitura e a interpretação da linguagem da imagem.
2- Criação e produção plástica através da imagem.
3- Promover o desenvolvimento intuitivo do aluno.
4- Desenvolver a sensibilidade artística.  
5- Aumentar a consciência de si, do outro e do meio.
6- Instigar o olhar cultural e através deste a produção.


AVALIAÇÃO

Relato oral e escrito pela própria comunidade e pessoas envolvidas.





FOTOGRAFIA


* Contextualização da história da fotografia.
* A prática da fotografia, através do olhar.
* Transformar o olhar sensível em olhar fotográfico, através da prática de fotografar.



INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS

*  Educação do olhar
*  Contextualização e interpretação de imagens.
* Apresentação de obras de Arte.

*Instigar os alunos a interpretar imagens e fotos a fim de educar e sensibilizar o olhar, para o Bairro Martello.





PRODUÇÃO PLÁSTICA


* Promover a produção de desenhos e pinturas em aquarela através da leitura do olhar fotográfico das imagens de fotografias pelos alunos.
* Utilizar-se das várias linguagens da Arte, a fotografia, o desenho e a pintura.
* Desenvolver a prática e projeção do futuro do Bairro Martello através da leitura de imagens e a produção através das linguagens da Arte.



PARA QUEM?

O QUÊ?

MATERIAIS UTILIZADOS

QUANTIDADE


PRODUTO FINAL
O Produto final deverá ser uma exposição fotográfica e exposição de desenhos que deverão ser releituras de fotos tiradas e escolhidas pelos alunos.






RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
* Os recursos humanos será o envolvimento das professoras, bem como todos os alunos que fazem parte do projeto.
* Para os recursos materiais iremos precisar da revelação das fotos tiradas pelos alunos, bem como as fotos antigas resgatadas de famílias e moradores do Bairro Martello.
Para a produção plástica iremos necessitar de papel canson de dois tamanhos; lápis 2b e 6b; borracha branca, tintas (pigmento) azul, vermelho, preto, amarelo ouro amarelo ocre e violeta;  pincel macio n 12, 01, 00; papel cartão preto; folha de ofício.
Para a exposição iremos utilizar os painéis de madeira já existente na escola.
·         Professoras e alunos

* O material a ser utilizado para a revelação das fotos deverá ser de boa qualidade (material fotográfico).
*10 blocos de papel canson  pequeno e 10 blocos de papel canson grande; 30 lápis 6b e 30 lápis 2b; 30 borrachas brancas; 15 pincéis n.00; 15 pincéis n.01; 15 pincéis n.12; 100 folhas de papel cartão preto e 2 fardos de folhas de ofício.





PLANEJAMENTO DA OFICINA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO AUDIOVISUAL




Professores: RENO CARAMORI FILHO E CAROLINE MARINS

OBJETIVO GERAL DA OFICINA: A Oficina de Audiovisual tem como objetivo criar um núcleo de pesquisa, formação, produção e difusão audiovisual atuando na contribuição do desenvolvimento audiovisual regional.
Formando crianças e adolescentes em um curso de produção, resultando em vídeos (ficção, documentário e ou animação) de curta metragem onde serão retratados hábitos, costumes, histórias e personagens do bairro Martello e no município, a fim de fortalecer a identidade cultural local/regional.
Além da produção, será trabalhado a difusão e exibição audiovisual, que terá atividades semanais com os adolescentes participantes do projeto, jovens da comunidade interessados e profissionais. Serão desenvolvidas atividades de pesquisa, produção e difusão audiovisual monitorada pelos ministrantes da oficina de formação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA OFICINA:

  • Fomentar a produção audiovisual na região através do Programa de  Produção  ;
  • Estimular o uso de conteúdo local e regional no roteiro das produções realizadas;
  • Fortalecer a identidade cultural local e regional e difundi-la através no conteúdo das produções (documentário e ficção), reconhecendo valores e potencialidades locais e regionais, assim permitindo o reconhecimento do público nas telas de exibição;
  • Estimular a produção audiovisual local/regional, praticamente ausente no município, assim como no Meio Oeste Catarinense;
  • Difundir as produções realizadas através de exibições gratuitas nas escolas e instituições culturais, em parceria com Prefeituras da Região e com os Cineclubes da cidade e região;
  • Incentivar a criação de novos pontos de difusão, no formato de cineclubes, nos bairros e escolas da região;
  •  Sensibilização do olhar a partir do fazer cinematográfico;
  • Formar público crítico para a produção audiovisual, envolver a comunidade local no projeto (pesquisa, produção e exibição);
  •  Inserir as produções do Projeto na cadeia de distribuição audiovisual, inscrevendo as em Festivais e outras esferas do setor audiovisual. Contribuir na formação de uma cidadania plena de adolescentes através do audiovisual;
  • Inserir o público na discussão da programação dos cineclubes, fomentando assim a interatividade das opiniões em torno das obras, dos cineclubes e dos direitos do público, reforçando ainda a idéia do espectador como parte integrante do projeto e multiplicador da comunicação;




MÉTODO: O método de trabalho tem como base a exibição de obras cinematográficas, o conhecimento das linguagens audiovisuais e a prática para que o aluno aprenda e sensibilize o seu olhar, analise filmes produzidos e produza seu próprio filme em grupo.



PARA QUEM?
(Turmas)
O QUÊ?
(Conteúdo)
POR QUÊ?
(Objetivo)
COMO?
(Estratégias)
AVALIAÇÃO
1. Produção Cinematográfica




TODAS AS TURMAS
(Crianças, adolescentes e adultos)
Introdução a linguagem Cinematográfica
Aprender sobre a arte cinematográfica, Criação de um olhar crítico ao produtos audiovisuais
Aulas teóricas de cinema e exibição de obras clássicas e contemporâneas.

Identificação e leitura do produto audiovisual

História do Cinema / TV / Vídeo
Resgatar a história e evolução do cinema TV e Vídeo no Brasil e no Mundo
Exibição de Cinematografia nacional e internacional
Analise das obras estudadas, e debate sobre temas e diferenças entre passado e presente.

Do Argumento ao Roteiro

Escrever histórias, incentivar o processo criativo.

Processo prático de construção de argumento e roteiro.

Criação de roteiros possíveis de se produzir.

Produção e suas fases


Conhecer o processo de produção cinematográfico,
Exercícios práticos de decupagem e formulação do cronograma físico.
Pré produção do projeto audiovisual

Funções e Equipe
Conhecimento de hierarquia e trabalho em equipe, como se comportar em um set de filmagem
Pratica de set de filmagem, produzindo um curta metragem.
Analise dos processos de produção e obra final pela própria turma.

Produzir o filme
Experiência prática, exercitar, experimentar.
Exercícios de campo,
pré-produção, produção,
pós-produção.
Resultado Final da Obra Realizada

O Filme está pronto e agora?
Noções sobre mercado e distribuição
Estréia, inscrição em festivais de cine e vídeo, exibições na escola.
Planejamento de difusão e exibição da obra finalizada.
2. Difusão e Exibição Cinematográfica.





O que é Cineclube
Aprender sobre o direito do público e sua participação na arte cinematográfica
Analise das cadeias de produção do mercado cinematográfico e o papel do publico.
Debate em sala de aula.

Construindo a Equipe
Conhecer o mecanismo de trabalho democrático e a equipe.
Aprender sobre as funções e se aprofundar no processo prático de cada uma.
Montar a equipe do cineclube com todas as funções definidas.

Criando uma Programação e sua Divulgação.
Conhecer o processo de curadoria e o publico alvo e divulgaçao
Analise de obras cinematográficas com ênfase no publico alvo, processo de montagem de mostras temáticas, escolha do formato de divulgação.

Escolha de obras e montagem de uma programação permanente do cineclube com divulgação planejada.

Acervo e Acessos
Descoberta de acervos físicos e virtuais, parcerias e redes de distribuição.
Procura dos filmes pré selecionados na programação através de processos diversos de distribuição.
Resultado das pesquisas.

Organizando a Exibição.
Organização do espaço físico, conhecimento dos equipamentos, acessórios e periféricos.
Exercício pratico de preparação do espaço do cineclube com montagem de equipamentos e testes.
Prática em sala de aula, sessões para os próprios alunos da escola e professores.

Preparando o Debate
Aprender a importância do debate apos a sessão, a democratização da obra cinematográfica e sua ação social.

Ensaios e apresentações públicas
Capacidade de enfrentar o público, criando o ambiente propício para debate, mediação de debate prático com os alunos da escola.



BIBLIOGRAFIA:

1.     A Imagem – Jacques Aumont
2.
     O Que é Cinema – Jean Claude Bernadet
3.
     Dicionário teórico e critico de cinema - Jacques Aumont & Michel Marie
4.
     Historia Do Cinema Mundial – Fernando Mascarello
5.
     A Linguagem do Vídeo – Ricardo Weschenfelder
6.     O Cinema e a Produção – Chris Rodrigues (mais importante....tem on line para baixar)
7.
     Roteiro para Cinema e Televisão – Flávio Campos
8.
     Manual Do Roteiro – Syd Field
9.
     Teoria y técnica cinematográfica – S. Eisenstein
10.
  Filmar o Real – Consuelo Lins e Cláudia Mesquita
11.
  Introdução ao Cinema Brasileiro – Alex Viany
12.
  Cineclube, Cinema & Educação – Org. Giovanni Alves e Felipe Macedo
13.
  Dicionário de Filmes Brasileiros
OBS: TODAS AS IMAGENS VEICULADAS NO PROJETO ESTÃO DEVIDAMENTE AUTORIZADAS PELOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS DOS MENORES, SENDO QUE OS MESMOS CONCEDEM DE FORMA GRATUITA A UTILIZAÇÃO DE TAIS IMAGENS NOS MEIOS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIOS.