Histórias ouvidas

O AMIGO FOLHARADA
História contada pela aluna Thaélis que ouviu da sua avó Jovina Almeida de Oliveira.
Era uma vez um macaco que queria encilhar o tigre, ele queria ir ao baile e  conseguiu. Depois ficou sumido, escondido do tigre, pois este queria pegá-lo. Mas o macaco ficou com sede e o tigre tava cuidando do poço de água. O macaco então teve uma idéia, se lambuzou de mel e pegou folhas de árvore secas e colou no corpo. Todo coberto de folhas, pediu para tomar água. O tigre respondeu que sim. Mas como o macaco bebia bastante água, o tigre estranhou e disse:  _ Que tanta água bebe amigo folharada! O macaco então respondeu: _ É que desde do dia que eu te encilhei eu nunca mais tomei água! O tigre ouvindo aquilo, reconheceu que na verdade aquele bicho era o macaco e tentou pegar ele mas não conseguiu. O macaco correu e subiu num pinheiro e daí disse: _ Olha lá ó: um, dois, três caçadores com 3 espingardas e mais 4 cachorros! Com medo, o tigre fugiu.  Depois de uns dez minutos o macaco desceu do pinheiro todo feliz por não ter sido pego pelo tigre.  Assim acaba a história.
FIM

O LOBISOMINHO


Esta história, faz parte da nossa pesquisa e resgate da literatura oral, aqui no bairro Martello. A mãe da Têre do Jung, dona Linézia Tibes contou pra ela, quando a Têre era criança:
                         

Uma família, tinha 7 filhos homens e não sabiam que um deles era lobisomem. Em uma noite de sexta-feira da quaresma, a meia-noite, ouviram muitos barulhos no galinheiro e com os cachorros então foram ver o que estava acontecendo. Nào tinha ninguém. No dia seguinte, sua mãe foi trocar seu filho Amadeu, que tinha 1 ano e viu que tinha alguma coisa diferente. A criança estava com um cheiro muito forte de cocô de galinha. Na outra sexta-feira a noite, aconteceu de novo os barulhos. Então foram ver na cama da criança e só encontraram os coeiros do nenê, enrolado como se fosse um canudo, e também a sua camisetinha. A criança não estava ali, e quando foram ver, ele estava entrando no galinheiro de gatinhas e em seguida, iniciou o barulho com as galinhas. De repente ele se transformou num lindo cachorrinho e saiu pela vizinhança, os outros cachorros latiam muito e brigavam com ele. Os pais ficaram esperando a volta do menino, mas como ele estava demorando, cansaram e foram dormir. De manhã ele votou para casa, com o rosto e as mãos feridos. A família resolveu fazer simpatias para ele desistir de ser lobisomem. Colocaram embaixo da cama dele galhinhos de arruda, rosário, palma de São Jorge atravessada no chão. Trouxeram então um padre. Mas não teve recurso. Então foram atrás de um benzedor, ele perguntou quantos filhos eles tinham, ao responderem que eram sete, o benzedor explicou:  - O casal que tiver sete filhos homens, um deles pode ser lobisomem. E se forem sete filhas mulheres, uma delas pode ser bruxa. Depois ensinou uma simpatia: os pais tinham que cortar bem na pontinha do dedinho do nenê para sair o sangue, ou o filho mais velho tem que batizar o último, o mais novo, assim acaba a maldição.

FIM