Dia-a-dia



Nesta página, vamos relatar o dia-a-dia do projeto, ilustrado com fotos, e na medida do possível, com vídeos.

                                                      RELATÓRIO DE ATIVIDADES
MAIO/JUNHO/JULHO 2011

OBS: Nos dias anteriores ao lançamento do projeto a partir de 16/05, foram realizados trabalhos de organização de espaços e equipamentos, contatos com lideranças e entidades da comunidade, seleção de livros de literatura na biblioteca do CEM, pesquisa histórica do bairro, scanner de fotos antigas recolhidas na comunidade, organização de fotos e filmagens já realizadas no projeto, planejamento do andamento das atividades. Auxílio na confecção de materiais para o Projeto Paês, no qual a escola Maria Luiza Barbosa estava envolvida. Os demais dias e horários que não estão relacionados abaixo, estão sendo realizados trabalhos de produção, organização de materiais, vídeos, fotos, criação e alimentação de blog, entre outras atividades.
27/05 – 09h00 - Lançamento do projeto Eu conto, Tu contas, Ele conta no Centro Comunitário do Bairro Martello. Participaram deste lançamento os profissionais envolvidos no projeto, professores do CEM, direção, profissionais, alunos, APP e pais da escola Maria Luiza Barbosa, presidente do bairro, pessoas da comunidade, autoridades e representantes da Prefeitura Municipal de Caçador, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Cultura, Cras, Conselho Municipal de Saúde, UNIARP, Aceias, Imprensa escrita e falada, diretores das demais escolas do bairro, Instituto Selvino Caramori, cidadã honorária e demais convidados. Depois da abertura oficial, foram realizadas uma Mostra de audiovisual com filmes de curta-metragem, um espetáculo de contação de histórias e apresentação de capoeira.
Aluno do Projeto de Cultura Retratos (CAIC) filmando o espetáculo.
                            Da esq. para a dir.: Itamar Fávero (diretor do CAIC), Mara Lipka (diretora da Maria Luiza), Dr Terezinha Garcia, Aldo Margotti (Presidente da FMC), Adelcio Machado dos Santos (Reitor daUniarp), Luciane Pereira (Vice Prefeita e Secretária de Educação).
Público do Bairro Martello
                                  Espetáculo de Contação de Histórias com a Lu e Hélio..


Divulgação na Imprensa

30/05 – Inicío das inscrições e divulgação do projeto nas escolas Maria Luiza Barbosa, Morada do Sol, Cras, Centro comunitário e comunidade em geral. Planejamento geral de atividades, organização de espaço e equipamentos de áudio e vídeo.
10/06 sexta a tarde – Aula de audiovisual com Reno. Aula teórica introdutória, exibição de curtas- metragens, experimentos com a câmera filmadora.
Aula  de Audiovisual com o Prof. Reno

Explicação teórica da aula de audiovisual. Concentração total.

13/06 segunda a tarde – Apresentação do espetáculo de Contação de Histórias com Lu e Hélio para adultos e crianças no Cras Martello e convite para participar do projeto.
Apresentação no Crass Martello

Apresentação no Crass Martello

Apresentação no Crass Martello
14/06 terça a tarde - Aula de Artes Visuais com Leonires, onde foi realizada uma atividade com imagens (Leitura de imagem). Aula com Lu, onde foi exibido um curta-metragem, jogos teatrais, conversas sobre histórias, onde cada aluno relatou alguma história, fato ou “causo” que conhecia, foram distribuídos livros para leitura.
Aula de Artes Visuais

Aula de Artes Visuais
Aula de Contação de histórias

15/06 quarta a tarde – Com Lu e Tere do Jung - Entrevista com Dona Maria Padilha na Vila Santa Terezinha.
16/06 quinta a tarde – Segunda turma - Aula de Artes Visuais com Leonires, onde foi realizada uma atividade com imagens (Leitura de imagem). Primeira aula com Lu, onde foi exibido um curta-metragem, jogos teatrais, conversas sobre histórias, onde cada aluno relatou alguma história, fato ou “causo” que conhecia, foram distribuídos livros para leitura. Aula com os adultos, onde eles fizeram relatos sobre suas vidas, contaram causos e histórias. Também assistiram um vídeo do contador de histórias Waldeck de Garanhuns.
Aula de Artes Visuais

Aula de contação de hsitórias
Aula de contação de histórias

Aula de contação de histórias com os adultos
16/06 quinta a noite – Realizada uma reunião com Reno, Lu, Leonires e Silvia com o intuito de encaminhar o planejamento do documentário, a exposição fotográfica, a mostra de cinema no bairro, o espetácuo de contação de histórias.
17/06 sexta de manhã – Reunião com Reno, Lu e Têre do Jung sobre o foco do documentário e das entrevistas a serem realizadas na comunidade.
17/06 sexta a tarde - Aula de audiovisual com Reno sobre Cineclubismo.
Aula de audiovisual

Aula de audiovisual
17/06 sexta a noite - Realizada uma reunião com Reno, Lu, Leonires e Silvia com o intuito de encaminhar a criação do blog do projeto.

20/06 - segunda-feira- Produção
21/06 terça de manhã – Foram realizadas entrevistas com três moradores da comunidade do bairro Martello com Lu, Tere do Jung e Leonires.
21/06 terça a tarde – Aula de Artes Visuais com Leonires, onde foi realizada uma atividade sobre o conceito de “Belo”, e análise de imagens do artista Sebastião Salgado com os alunos. Aula com Lu onde os alunos relataram histórias que conheciam, discutiram sobre “de onde vem as histórias”, assistiram um vídeo com o contador de histórias Waldeck de Garanhuns. Entrevista com Dona Delminda, moradora do bairro.
Dona Delminda, moradora do bairro
22/06 quarta de manhã – Apresentação de contação de histórias com Lu e Hélio na Câmara de vereadores para a Conferência de saúde.

23/06 quinta-feira - Feriado de Corpus Christi.

24/06 sexta-feira - Feriado Prolongado.

27/06 segunda-feira de manhã - Produção
27/06 segunda a tarde – Apresentação de contação de histórias com Lu e Helio para Educação Infantil e séries iniciais da Escola Maria Luiza Barbosa.
Apresentação na EMEB Maria Luiza Barbosa

Apresentação na EMEB Maria Luiza Barbosa

Apresentação na EMEB Maria Luiza Barbosa
28/06 terça a tarde – Aula de Artes Visuais com Leonires onde foi trabalhada a “Poesia do cotidiano”, foram mostradas imagens do cotidiano e discutido sobre o cotidiano dos alunos, com o objetivo de despertar olhar para a fotografia e “o que fotografar”. Aula de contação de histórias onde como tarefa os alunos trouxeram histórias e lendas que familiares relataram. Depois assistiram a um vídeo do Baú de Histórias e leram individualmente pequenas histórias clássicas da literatura universal, em seguida fizeram o exercício da história inventada envolvendo os diversos personagens das histórias lidas. Aula com adultos: como choveu e veio apenas uma participante, foram mostrados vídeos do baú de historias.

29/06 quarta de manhã – Lu, Silvia e Leonires realizaram um encontro com alunos de terceiro e quarto anos da Escola Maria Barbosa, com o intuito de formar turmas no horário da manhã. O resultado foi positivo e diversos alunos foram matriculados.
29/06 quarta a tarde – Entrevistas realizadas por Lu e Têre do Jung com três moradores do bairro Martello.
30/06 quinta a tarde – Aula de Artes Visuais com Leonires onde foi trabalhada a “Poesia do cotidiano”, foram mostradas imagens do cotidiano e discutido sobre o cotidiano dos alunos, com o objetivo de despertar olhar para a fotografia e “o que fotografar”. Aula de contação de histórias onde como tarefa os alunos trouxeram histórias e lendas que familiares relataram. Depois assistiram um vídeo do Baú de Histórias e leram individualmente pequenas histórias clássicas da literatura universal, em seguida fizeram o exercício da história inventada envolvendo os diversos personagens das histórias lidas.
01/07 Sexta o dia todo – Lu, Leo e Silvia fizeram curso de Teatro de sombras na FMC. Reno e Carol estavam em Florianopolis trabalhando no FAM – Festival de Audiovisual do Mercosul. Os alunos vieram ate o CEM para assistir um longa-metragem. Essa atividade havia sido trabalhada na aula anterior, encaminhado pesquisa sobre duas opções de filmes, escolha de um para assistir. A professora de informatica Kautherine, e Franciele, secretaria do CEM, coordenaram a atividade neste dia.
04/07 segunda de manha - Aula de Artes Visuais da turma da manha com a professora Silvia. As crianças conheceram o poema “Poesia do Cotidiano”, trabalharam com imagens de revistas onde fizeram a leitura de algumas imagens, expondo suas opiniões sobre o que achavam bonito e o que achavam feio na imagem escolhida. Depois saíram da sala para fotografar imagens que lhes chamavam a atenção. Tambem viram diversas fotografias da internet, com o objetivo de estimular o olhar. Site: http://www.1000imagens.com.br/
                                        Concentração na produção!
                                        Nicoly finalizando o trabalho.
Foto: aluno Douglas
04/07 segunda de manha – apresentação de espetáculo de contacao de historias para as series iniciais da escola Maria Luiza Barbosa com Lu e Helio, no centro comunitário do bairro Martello.
                                         Espetáculo de Contação de Histórias no centro comunitário
                                     Espetáculo de Contação de Histórias no centro comunitário
Espetáculo de Contação de Histórias no centro comunitário
04/07 - segunda-feira a tarde - Produção


05/07 - terça-feira de manhã - Produção(scanner de fotos,jornais,...)


05/07 terca a tarde – Aula de Artes Visuais com Leonires.  Os alunos foram fotografar o caminho percorrido de casa ate a escola, observando com olhar sensivel o que ate então era corriqueiro. Aula de contacao de historias com Lu. Exercicios de concentração, musica: o meu chapéu, ritmo, respiracao, historia inventada. Tarefa: pesquisar historias do Pedro Malazartes. Audicao da historia Carne de Lingua – conto africano.  Aula com os adultos, onde´Dona Delminda contou causos de assombração. Também foi discutido a criação do grupo adulto "Contadores de causos do Martello" e o lançamento do mesmo na festa junina da escola Maria Luiza Barbosa que aconteceria no sábado próximo.

                                      
 
06/07 - quarta - Produção (planejamento/scanner de fotos/blog)

07/07 quinta de manhã - Producão(planejamento)


07/07 quinta a tarde - Aula de artes visuais com Leonires. Os alunos foram fotografar o caminho percorrido de casa ate a escola, observando com olhar sensivel o que ate então era corriqueiro. Quarta aula de contacao de historias com Lu. Exercicios de concentração, musica: o meu chapéu, ritmo, respiracao, historia inventada. Tarefa: pesquisar historias do Pedro Malazartes. Audicao da historia Carne de Lingua – conto africano. 



08/07 sexta de manhã - Aula de contação de histórias com Lu , exercicios de concentração, musica: o meu chapéu, ritmo, respiracao, historia inventada.Leitura de histórias na biblioteca, alunos relataram histórias da narrativa oral de seus familiares. Professor Ricardo contou uma história de pescador. Aula de audiovisual com Carol. Assistiram curtas-metragens, aula introdutória sobre audiovisual.

Aula de audiovisual com a Carol
Aula de audiovisual com a Carol

Aula de audiovisual com a Carol

08/07 sexta a tarde - Aula de audiovisual com a primeira turma e a segunda turma. Os alunos aprenderam as diversas funções dentro de uma produção cinematográfica. O que é necessário para fazer um filme.

Aula de audiovisual com a Carol
Aula de audiovisual com a Carol

08/07 sexta a noite - Reunião com Lu e Carol sobre o documentário e organização de equipamentos e perguntas a serem feitas nas entrevistas marcadas para o sábado.
09/07 das 08h30 as 14h e das 14h30 as 17h30 - Entrevistas com Dona Mercedes Jung, Jaime Jung, Glaci Terezinha Andreolla (Têre do Jung) e Dona Irene da Morada do Sol, para o documentário.
Montando equipamento na Imobiliária Jaime Jung
Os entrevistados: Jaime Jung e Dona Mercedes Jung

Hélio e Carol montando equipamento na casa da Têre do Jung

Têre oferecendo um cafézinho

Testando a luz 

                                                                         Tudo pronto

                                                     D. Irene, um exemplo de educadora

10/07 domingo a tarde - Lu - Postagem de material no blog

11/07 segunda de manhã - Aula de Artes Visuais com Silvia. Contação de histórias no CAIC com Lu e Hélio. Utilizando imagens de ilusão de ótica e imagens surreal, instiguei os alunos a observar e tentar compreender  realizando a leitura destas imagens, onde se confundem dependendo do modo como se olha. Perguntei se alguém ja tinha tido um sonho fantasmagórico, e todos se empolgaram pra contar. Fizemos uma roda de contação de sonhos, rimos muito e em seguida pedi para que cada aluno desenhasse o sonho relatado. . Apresentamos aos colegas realizando uma exposição. Combinamos que na próxima aula iremos  observar detalhes das ruas, das casas, dos animais e de detalhes que nao estamos habituados a observar e no entanto  faz parte de nosso dia a dia, e iremos fazer uma sessão de fotos .

11/07 segunda a tarde - Contação de Histórias no CAIC com Lu e Hélio
Apresentação no CAIC

Apresentação no CAIC

Apresentação no CAIC

12/07 terça de manhã - Trabalhos de produção, reunião com Mara e Vera Berardi.

12/07 terça a tarde - Aula de Contação de histórias para adultos e adolescentes e adultos, onde foi visto o filme de longa-metragem: Os Narradores de Javé. Após o filme, os adultos conversaram sobre o filme e a importância de contar histórias na vida das pessoas, depois conheceram o conto Africano: Carne de Lingua. Na aula de artes visuais fiz  a leitura para os alunos da poesia "O Meu Bairro" em seguida conversamos sobre imagens poéticas do bairro Martello e saimos para capturar as imagens que poderiam inspirar os mesmos a uma poesia.
 
13/07 - quarta de manhã - Produção: foram escaneadas as fotos da familia Jung e Dona Irene.

13/07 - quarta a tarde - Produção
14/07 - quinta de manhã - Produção
14/07 - quinta a tarde - Na aula de artes visuais fiz  a leitura para os alunos da poesia "O Meu Bairro" em seguida conversamos sobre imagens poéticas do bairro Martello e saimos para capturar as imagens que poderiam inspirar os mesmos a uma poesia.
15/07 sexta-feira - Aula de audiovisual com Reno


18/07 segunda feira - Aula de Artes Visuais com a Prof Silvia. Fizemos a leitura do poema "Meu Bairro", contextualizamos o poema com uma troca de idéias sobre as imagens que vemos no bairro e que passam despercebidas, assim como as imagens que consideramos poéticas. Em seguida saimos para procurar imagem. Cada aluno procurou uma imagem que lhe chamasse a atenção. A pesquisa ficou interessante, pois nao teve a influencia da professora. 

Aluna: Amanda
Aluno: Ronald
Aluna: Monaliza
Aluna: Larissa

Aluna: Thaelys
Aluno: Felipe
Aluno: Felipe

19/07- terça-feira -   Aula de contação de história e o da lenda do lobisomem. Lemos histórias do Pedro Malasartes. Os alunos realtaram "causos" que ouvira de seus pais e avós. Com os adultos, organizamos o grupo. Eles decidiram para quem querem contar histórias, onde, e quais os temas que querem abordar. Também contaram "causos" que ouviram dos pais e avós. Na aula de artes visuais conversamos sobre a busca de imagens sinistras do bairro Martelo, os alunos propuseram que fizessemos o caminho chamado "carreiro" que se trata de uma area verde perto da escola Maria Luiza Barbosa, onde muitas coisas acontecem,historias estas que estaremos relatando em outro momento.
Leandro de Lima 
 
Leandro de Lima

20/07 - quarta manhã e tarde - Festa Junina na escola

21/07 - quinta manhã - aula de contação de histórias com Lu - Os alunos leram clássicos infantis, criamos coletivamente uma história nova com os personagens das histórias lidas. Fizeram desenhos das imagens que imaginaram, depois assistimos um vídeo do baú de histórias: uma história celta

21/07 - quinta a tarde - aula de contação de histórias - Lemos histórias do pedro Malasartes, os alunos realtaram "causos" sobre lobisomem contadosd por pais e avós. Lemos as histórias da autora Ruth Rocha, cada um recontou a sua e conversamos sobre os valores que as mesmas traziam no seu conteúdo. depois criamos uma história inspirados nesses valores.Na aula de artes visuais analisamos as imagens do Bairro Martelo feitas nas aulas anteriores,selecionamos várias,depois uma a uma escolhemos um fragmento de cada imagem e cada aluno fez uma composição/desenho.O resultado estaremos apresentando no próximo encontro.

21/07 - quinta a noite -  Reunião da equipe do CEM com os diretores da Escola Maria Luiz

a Barbosa.

22/07 - sexta - Almoço de confraternização na escola.

25 a 29/07 - Férias - recesso escolar -

01-08 Aula de Artes Visuais com a Prof Silvia. Iniciamos a volta as aulas com a leitura de imagem do artista Paul Signac, onde os alunos criaram um cenario diferente a partir da leitura e características da obra. O objetivo da atividade é instigar  os alunos a imaginar e criar.

02/08- Na aula de artes visuais conversamos sobre" coisas que gosto no meu bairro Martelo",os alunos relatam que gostavam das pessoas,das areas verdes. " coisas que não gosto no meu bairro", do lixo nas ruas, areas de baixo meretricio, casas mal cuidadas, cachorros vagando pelas ruas, e relataram "coisas que gostaria que tivessem no meu bairro ", Museu, boate, posto policial, parque central, ruas asfaltadas com passeios para as pessoas caminharem, iluminação. Na aula de contação de histórias, as crianças e adolescentes assistiram ao filme "Vermelho como o céu", inspirado numa história real, conta sobre a vida de um famoso editor de som para cinema na Itália. Inclusão e sensibilidade. Maravilhoso. Com os adultos, fizemos aula prática de corpo, respiração e iniciamos um trabalho com o causo caboclo: "A moça do cemitério".
03/08 - Reunião na Secretaria de Educação e depois produção no CEM.
04/08 - Manhã -Aula de Contação de histórias com as crianças. Assistimos vídeos de contação de histórias do Baú de histórias e Cléo Busatto. Discutimos sobre as diferenças em contar histórias, depois discutimos as diferentes versões de uma mesma história e por fim, foi iniciado o trabalho com "O jogo da parlenda". Muita diversão.
04/08 - Tarde -Na aula de contação de histórias, a turma de crianças e adolescentes assistiu ao filme: "Vermelho como o céu". Reunião com Flavinho (responsável pelo setor de imprensa da prefeitura) para a divulgação do blog e do projeto em geral.Na aula de artes visuais mostrei aos alunos o blog com seus trabalhos o qual os deixou muito entusiasmados com suas fotos.
05/08 - Na aula de audiovisual, as crianças da manhã assistiram ao filme: Tainá, com a professora Kautherine. A tarde os adolescentes da primeira e da segunda turma, assistiram ao filme: O ano em que meus pais saíram de férias. Para assistirem esses filmes, os alunos fizeram pesquisa sobre os mesmos.
06 e 07/08- a Professora Lu Paes, participou em Curitiba de um curso de contação de histórias, realizado pela "Casa do Contador de Histórias".

Recebendo o certificado de contadora de histórias na casa do contador de histórias em Curitiba - PR
Equipe de coordenação da Casa do Contador de histórias de Curitiba - PR
Contado histórias
08/08 - Contação de histórias no CAIC com Lu e Hélio. Produção no CEM.

08-08 Nesta manhã na aula de Artes Visuais com a professora Silvia, os alunos fizeram uma sessão de fotos nas ruas do Bairro Martello. Nesta pesquisa eles relataram o que gostam e o que nao gostam nas ruas e no Bairro em geral... fotografaram o lixo... a poluição... as ruas... os bichos mortos...e ainda uma grutinha... a paisagem neste bairro é belíssima e eles se orgulham disso.Segue então algumas fotos tiradas por eles:

                                             Gatinho morto... foto tirada pelo aluno Ronald

                                          Foto tirada pela aluna Amanda

Grutinha... foto tirada pela aluna Brenda

                                            Paisagem... foto tirada pelo aluno Felipe
                                            Foto tirada pela aluna Monaliza
                                        Ruas do Bairro Martello... com uma vista linda... Foto tirada pelo aluno Douglas

                                             Desenhos no céu... foto tirada pela aluna Nicolly


Coisas estranhas... foto tirada pela aluna Larissa
09/08 - De manhã no CEM, produção. A tarde, aula de Contação de histórias, onde as crianças e adolescentes fizeram exercícios de observação, concentração, sensibilidade auditiva, depois fizeram um exercício de sonorizar com instrumentos de percussão e efeitos sonoros uma pequena história. Na  aula de artes visuais conversamos sobre as imagens já feitas, o alunos relataram que gostariam  de ir novamente no "carreiro ", pois no primeiro dia em que foram estavam com receio por causa das várias coisas que acontecem no dia a dia daquele lugar.


Denis
Larissa
Leonires
10/08 -Produção no CEM.
11/08 - Aula de contação de hsitórias, onde as crianças fizeram aquecimento vocal e exercícios de relaxamento, depois conheceram e ensaiaram cirandas para o espetáculo que está sendo montado. Depois, fizeram o jogo da parlenda.Na aula de artes visuais conversamos sobre as imagens já feitas e resolvemos fazer uma revisitação de imagem,escolhemos uma ruina de uma casa perto da escola o qual alguns alunos ainda estão produzindo.



11/08 - Aula de contação de histórias onde os alunos conheceram e ensaiaram cirandas, depois fizeram um exercício de sonorizar com instrumentos de percussão e efeitos sonoros uma pequena história. Conheceram outra história do Lobisomem, da coleção Itaú de livros infantis.Na aula de artes visuais fizemos novamente o "carreiro" caminho sinistro,desta vez o alunos fizeram o caminho com um olhar poetico onde imagens de um lugar sinistro dava espaço ao deslumbramento,beleza... 

Alunos de terça-feira
Leandro de Lima
Denis
Leandro de Lima
12/08 - Produção no CEM.
15/08 - Aula de Artes Visuais. Produção no CEM. Apresentação do espetáculo de Contação de histórias na EMEB Esperança.




16/08 - Manhã: Produção no CEM. Á tarde, aula de contação de histórias para os adolescentes: Jogos de integração grupal. Exercício de memória e ritmo. Exercício com os olhos vendados, ensaio da musica da ciranda. Exercício com a história  "A Águia e as galinhas" em equipes. Com os adultos, ensaiamos a música da ciranda e depois fizemos a leitura da história "A moça do cemitério" acompanhados pela gaita do seu João. Na aula de artes visuais levantamos uma questão da posibilidade de fazer um painel com papéis de doces e salgadinhos o qual nos intervalos entre uma aula e outra os alunos são consumidores quase assiduos,começamos a guardar estes papéis reciclados.

                                          Têre do Jung, João, Elenir e Marilda

17/08 - Produção no CEM: Ensaio da ciranda com o professor de capoeira, Joel e professor Ricardo da Banda. Ensaio da pequena peça teatral para o dia das crianças com a professora Leonires.

18/08 - Aula de contação de histórias. Os alunos ensaiaram a música e os passos da ciranda, depois fizemos um ensaio do jogo da parlenda, copiamos mais uma parte do texto, aprendemos músicas sobre o menino maluquinho e sua turma e os alunos levaram para ler em casa um livro sobre este personagem de Ziraldo. No segundo horário, iniciamos a roteirização do documentário com Reno. Também conversamos sobre a exposição fotográfica. A tarde as alunas que compareceram na aula de contação de histórias, conheceram o blog do projeto e depois ensaiaram a música da ciranda e iniciaram o trabalho em cima da lenda do lobisomem que será contada por esta turma. Fizemos diversos exercícios para dar vida a história.Na aula de artes visuais da turma de quinta-feira tivemos varias vezes chuva e não pudemos sair fazer fotos,os alunos estavam ansiosos pra fotografar,então combinamos em dividir em equipes: equipe para fotografar flores,outra equipe animais,outra equipe ruas entre outras possibilidades no decorrer do trajeto.




19/08 - Aula de audiovisual com o professor Reno. Nos horários da manhã e da tarde foi trabalhado o cineclubismo. Montagem de equipamento, escolha de filmes, entre outras atividades.

22 a 26/08 - Recesso de aulas devido aos jogos escolares, porém, foram realizadas reuniões da equipe e reposição de aulas de audiovisual.

25/08 - Aula de Audiovisual com Carol. 
Nessa aula analisamos alguns roteiros de curta-metragens, traçamos perfil de personagens e dos filmes em geral. 3 curtas para cada turma. Uma de manhã e duas turmas a tarde  (nos dois dias). Após, aprendemos a fazer uma sinopse de um filme exercitando com os curtas assistidos. Analisamos também alguns clipes e suas diferentes linguagens audiovisuais.

25/08 - Noite - Reunião da equipe do projeto.

26/08 - Aula de Audiovisual com Carol
Cada aluno trouxe duas sinopses de histórias que julgam interessantes e que tenham ouvido ou lido, com um breve início de storyboard. Sejam clássicos, fábulas, lendas, histórias urbanas ou mesmo criações. Selecionamos em cada turma, democraticamente, uma história.  Em ambas as turmas assistimos alguns clássicos contemporâneos da técnica stop motion.
Sobre os roteiros que produziremos nas proximas aulas:
Pela manhã, Alice no País das Maravilhas será nosso ponto de partida.
A tarde, uma história muito criativa do aluno Felipe,  "Último Sorvete do Mundo" e a "Fábula do Mico e do Tigre", que a aluna Thais trouxe, disputaram voto a voto a preferência dos alunos. Dois curtas já estão indo pro forno!!!

27/08 - Entrevista com dona Ides no Jung  e com a Dona Deolinda na Morada do Sol para o documentário. Também foram capturadas imagens do bairro Martello.

29/08 - Produção no CEM. Aula de Artes Visuais com Silvia. Nesta manhã, a pedido do professor Reno, realizamos um trabalho sobre a classificação e a representação das cores. Os alunos entenderam o que são cores primárias, secundárias e terciárias, entenderam também  que para obter a cor marron, necessitamos da mistura das cores primárias. Os alunos deste grupo compreenderam a necessidade de utilizar as cores neutras e que elas servem para neutralizar os tons.Conversamos e exemplificamos MONOCROMIA e POLICROMIA. Vimos a necessidade de entender esta classificação para que quando forem trabalhar nas filmagens,possam ter autonomia de escolhas.
30-08- De manhã produção. A tarde aula de contação de hsitórias, onde os alunos iniciaram o estudo sobre os "Tipos de histórias": Lendas, Mitos, Fábulas, Contos de fadas, Contos Maravilhosos, Contos Modernos, entre outros. Discutimos sobre as lendas. Estudamos a história da "Águia e as Galinhas", dividimos as pequenas partes entre os nove participantes, conversamos sobre o sentido da mesma e ensaiamos. Depois os alunos tiveram aula de artes visuais.

31/08 - Iniciamos a oficina de fuxicos para a confecção do figurino da contação de histórias.


David, Francielle, Felipe, Dênis

Deram um show na confecção de seus primeiros fuxicos!

01/09 - Aula de contação de histórias. Lemos o livro on line  " O Menino Maluquinho" de Ziraldo. Ensaiamos as músicas e o texto do Jogo da Parlenda. No período da tarde, fizemos aula de contação de histórias. Trabalhamos o texto do lobisomem. Estudamos sobre "Contos de Fadas". Jogamos o jogo do flic e flac.

02/09 - Aula de audiovisual com Reno.Manhã e tarde.

05/09 - Aula de Artes Visuais com Silvia. Trabalhamos as músicas e o ensaio do texto " O jogo da Parlenda". Produzimos "fuxicos" no CEM para enfeitar os chapéus que usaríamos no desfile de 07 de setembro.

06/09 - Produção de "fuxicos" no CEM, enfeitamos chapéus. A tarde na aula de contação de histórias, ensaiamos a história: "A águia e as galinhas". Fizemos o jogo teatral do gatinho.

08/09 - Aula de contação de histórias, ensaiamos o texto "O jogo da Parlenda". Assistimos  a performance "Tangos e tragédias". A tarde as aulas foram dispensadas devido a chuva.

09/09 - As aulas foram dispensadas devido a chuva.

12/09 - Aula de Artes visuais. Nesta manhã realizamos mais um ensaio do Jogo das Parlendas com os alunos deste grupo. Recebemos mais um aluno empolgado a participar e colaborar com o grupo, Natanael, um aluno dinamico e com vontade de aprender. Trabalhamos também com a definição de textura. Os alunos, após compreender que textura é a qualidade de uma superfície, realizaram uma busca de texturas no próprio CEM, com uma folha de ofício e um giz de cera, trouxeram várias texturas para expor aos colegas. Realkizamos também um desenho com texturas, muito colorido e criativo. Segue as fotos:




12/09 - Produção no CEM.

13/09 - Aula de contação de histórias pela manhã. Definimos a história a ser contada por este grupo: A SOPA DE PEDRAS DE PEDRO MALASARTES. A tarde ensaiamos a história da ÁGUIA E DA GALINHA. Exercitamos a visualização das imagens da história, a cor das palavras, dando vida ao texto e fizemos jogos teatrais. Depois os alunos tiveram aula de Artes Visuais.

14/09 - Produção de adereços.

15/09 - Fotografamos aspectos pitorescos do bairro com as crianças, na aula de contação de histórias. Depois fizemos um ensaio do texto: O JOGO DA PARLENDA, criando um mapa de movimentação. A tarde ensaiamos a HISTÓRIA DO LOBISOMEM e fizemos jogos teatrais. Depois os alunos tiveram aula de Artes Visuais.

16/09 - Na aula de contação de histórias, ensaiamos a história da MOÇA DO CEMITÉRIO. Aula de audiovisual de manhã e de tarde com a Carol. Os alunos aprenderam a técnica do STOP MOTION.  

19/09 - Aula de Contação de histórias. Ensaio do JOGO DA PARLENDA, com criação de movimentação no palco. Produção no CEM.

20/09 - Aula de contação de histórias, pesquisamos e redigitamos o texto A SOPA DE PEDRA DO PEDRO MALASARTES, vimos o vídeo do Baú de Histórias com essa história. A tarde, fizemos um ensaio da ÁGUIA E DA GALINHA, com aquecimento vocal, travalínguas, relaxamento corporal e ensaio de palco. Aula de artes visuais.

21/09 - Produção no CEM.

22/09 - Ensaio do JOG DA PARLENDA no palco. à tarde os alunos ensaiaram a história do LOBISOMEM e depois foram fotografar no lugar chamado "carreiro".

23/09 - Audiovisual com o Reno. Ensaio da história A MOÇA D CEMITÉRIO. A tarde houve reunião da Lu com o Nelson na Casa da Cultura.

26/09 - Aula de artes visuais com a Silvia. Lu e Hélio apresentaram nos períodos manhã e tarde a "Contação de histórias" na EMEB Ulysses Guimarães.






27/09 - Ensaio da história A SOPA DE PEDRAS... no horário da manhã. A tarde foram reorganizadas as equipes de contadores para a história A ÁGUIA E AS GALINHAS. Depois os alunos tiveram aula de Artes Visuais.

28/09 - Foram confeccionads adereços no CEM pela equipe do projeto. Depois houve uma reunião com Leila Romão, a diretora Mara e a professora Lu Paes, onde conseguimos a confecção gratuíta do figurino, bem como as orientações de como e onde conseguirmos os tecidos.

29/09 a 03/11 - Neste período, o qual chamamos de RETA FINAL, foram realizadas dezenas, senão centenas de atividades com todos os envolvidos, profissionais, alunos e colaboradores. Além das aulas previstas no horário estabelecido, fizemos muitas aulas extras, inclusive nos sábados, feriados e além do horário para ensaios, e entre muitas tarefas, fizemos:
- Produção dos curta-metragens.
- Entrevistamos a família Martello no dia 15/10, sábado.
- Apresentamos dia 27 na câmara de vereadores, na noite cultural do CEJA.
- Produzimos os figurinos, para todos os participantes, inclusive os adereços.
- Apresentamos o espetáculo de contação de histórias da Lu e Hélio, no parque, e também fomos convidados para apresentar na escola Walsin Nunes Garcia, num evento da escola e prefeitura.
- Filmamos, fotografamos, ensaiamos, conversamos, debatemos, apresentamos para alunos e professores da escola, com o intuito de ir se preparando para a estreia, fizemos muitos bilhetes, convites, entrevistas, etc etc e tal.

04/11 - Mostra dos trabalhos realizados.

09/11 - Os alunos apresentaram na Mostra de Teatro do CAIC: A sopa de Pedras de Pedro Malasartes e O Jogo da Parlenda.